segunda-feira, 25 de abril de 2016

A importância do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Matemática

Nos cursos de licenciatura de matemática da universidade o conhecimento, prévio da atividade que exige formação é de extrema importância para o universitário poder adquirir alguma habilidade e/ou conhecimento mais seguro.

No caso da profissão “Professor” é preciso conhecê-la. É importante debater a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor principal desta matéria.

Para falar sobre o assunto entrevistei a professora Euselane de E.E.M. Waldir Leopércio, que leciona matemática, que foi feito algumas perguntas a respeito do tema acima confira abaixo.


1.Pedro – pergunta :  O  que  é  o  estágio?
        Euselane-responde:  O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá participar, após sua formação. Portanto é  no estágio  que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas prática.
  
              2.Pedro-pergunta: Quais as Expectativas de um Estagiário? 
Euselane-responde: Durante o Estágio Supervisionado os graduandos vêem a oportunidade de aprender e compreender o significado da docência. Além disso, podem despertar um olhar reflexivo para o cotidiano da escola (seu funcionamento, a estrutura física, ter contato com a sala de aula, quem são os alunos de hoje, como funciona a gestão da escola, como se dar a relação ensino/aprendizagem e como é ser professor hoje), numa sociedade em constantes transformações e como essas transformações vêm interferindo na escola. 
   
   3.Pedro-pergunta: O que o professor(a) colaborador pensa sobre o estágio  supervisionado.
Euselane-responde: O professor colaborador é o principal intermediário nesta relação entre unidade de ensino e unidade organizacional, pois ele tem a visão deste processo de aprendizagem fato que, somado à criação de uma relação de cumplicidade entre supervisor e supervisionado garante sua execução na íntegra.  O saber orientar está associado a uma competência didática do professor orientador, que exige, inclusive, capacidade de relacionamento com o aluno orientando.

4.Pedro pergunta: O desenvolvimento de  competências  através  das práticas de estágio supervisionado, no curso  de  matemática. A  importância  da  relação  entre  teoria  e  prática.
Euselane-responde: O estágio supervisionado, exigência legal para o desenvolvimento do projeto pedagógica do curso de Matemática. Possibilita o conhecimento teóricos com as habilidades práticas. Através desta possibilidade, o acadêmico é capaz de desenvolver competências que determinam o perfil de sua atuação profissional.
O estágio supervisionado é uma forma de auxiliar o processo da construção do conhecimento que determinam novas habilidades e que permita atitudes que proporcionam o conhecimento do trabalho no qual  o formando se encontrará inserido após sua graduação.

5.Pedro-pergunta: Qual a sua reflexão com relação, a ação docente  na sociedade do conhecimento; formar e formar-se para a cidadania?
Euselane-responde: É de grande responsabilidade do docente, pois sabemos que essa formação para a cidadania envolve o ser humano por completo a sua atuação em todas aas categorias de sua atuação. A cidadania, a meu modo de ver, pode ser definida em forma sintética como o estado pleno de autonomia, quer dizer, saber escolher, poder escolher e efetivar as escolhas. E isto no Estado moderno, na sociedade moderna, significa dizer um cidadão pleno, consciente e ativo dos seus direitos, dos direitos individuais e dos direitos coletivos.  Mas tem um problema, esse cidadão, ele só pode efetivar o pleno gozo de sua cidadania mediado pelo espaço público, só pode efetivar o pleno gozo de sua autonomia mediado por instituições. Ele não existe portanto sem a produção coletiva destas mediações. O indivíduo, então, não se realiza sem a sua expressão coletiva. O pleno gozo de sua autonomia, ele só consegue mediado por instituições.

As competências profissionais são frutos de conhecimentos adquiridos tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional e pessoal sendo, portanto, um importante instrumento para a interação do estagiário e a realidade de seu campo de atuação profissional e, portanto, é dever das Universidades oferecerem suporte pedagógico os seus discentes.

Um comentário:

  1. Boa entrevista, Pedro. No entanto, faltou descrever melhor a trajetória profissional da entrevistada. Sugiro, também, que dê uma atenção maior à formatação. Ao longo do texto podemos identificar tipos de fontes diferentes.

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